Reengenharia, um caminho a ser trilhado | Retha Componentes

A Reengenharia foi um conceito introduzido por James Champy e Michael Hammer através do best-seller “Reenginnering the Corporation” publicado em 1993. Este conceito trata de repensar e redesenhar as atuais práticas e processos de uma empresa.

aligntopbanner

Por percepção, é sabido que a não muito tempo atrás o profissional da engenharia não combinava em nada com o profissional que atuasse com criatividade. Isso porque o mito é que o engenheiro era um profissional simplesmente técnico.

Atualmente pode se ver muitos engenheiros de criatividade aguçada, como é o caso de Jeff Bezos, empresário, gênio inovador do ramo de comércio eletrônico, fundador, presidente e CEO da Amazon.

No artigo, Os engenheiros estão chegando, o publicitário baiano, presidente do Grupo ABC e colunista da Folha de São Paulo, enfatiza: “A evolução da comunicação tirou todo mundo da zona de conforto. O dever de casa para a mulher e o homem de marketing é o preparo. Não se requer de um executivo de marketing nos dias de hoje, apenas talento, criatividade e garra. Ele precisa de muito mais. Ele precisa ter cabeça aberta, informação relevante, metodologia, consciência de ROI (Retorno sobre Investimentos), visão empresarial. E ele ainda precisa ser inovador. Criatividade não basta. Criatividade é fazer de maneira surpreendente as mesmas coisas, e inovação é fazer de maneira surpreendente coisas absolutamente novas”. E completa: “A massificação da mobilidade (via smartphones e tablets) e a expansão das redes sociais estão mudando a forma como nos relacionamos e consumimos”.

Basicamente existem duas razões primordiais para que empresas busquem o caminho da inovação:
1 – os efeitos da globalização, a qual gerou um universo muito mais competitivo.
2 – a exigência explícita dos clientes.

O que isto significa? Bem, é diante deste cenário que profissionais (engenheiros e não engenheiros) e empresas, de diversas áreas de atuação precisarão acima de tudo, da reengenharia, considerando as atuais exigências de mercado, como o desenvolvimento de novos produtos e nova atuação na prestação de serviços, agilidade de resposta às encomendas, excelência no pós-vendas, entre outras, com o objetivo de aumentar a produtividade, reduzindo custos e gerando uma maior satisfação dos clientes atendidos.

 

Depto. de Engenharia de Processos & Suprimentos | RETHA COMPONENTES

 

Referencias:

GUANAES, Nizan. Os engenheiros estão chegando, publicado em 25/11/2014. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/nizanguanaes/2014/11/1552814-os-engenheiros-estao-chegando.shtml>.

PINK, Daniel H. De quem será a próxima grande idéia?, publizado em 05/09/2001. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0748/noticias/de-quem-sera-a-proxima-grande-ideia-m0054353>.

About The Author